quinta-feira, 26 de maio de 2011

Empresários lucram com produção de sacolas retornáveis, as ‘ecobags’


Mercado atrai fabricantes de camisetas e até de artigos para hipismo.
Bolsas resistentes são feitas de algodão ou de garrafas pet recicladas.


Cesar Beda investe nas sacolas desde 2009 (Foto: Divulgação/Diskcamisetas)César Beda investe nas sacolas desde 2009
(Foto: Divulgação/Disk Camisetas)
Em meio à discussão no país sobre o uso de sacolas plásticas no varejo, que levou os supermercados de São Paulo a planejarem o fim da distribuição do material em 2012, pequenos empresários lucram com a oferta de um produto alternativo no mercado: as bolsas retornáveis, conhecidas como ecobags. De algodão ou até mesmo de garrafas PET recicladas, os produtos “ambientalmente corretos” ganham cada vez mais participação nas vendas de empresas de diversos segmentos.

Especializada na produção de camisetas promocionais, a Disk Camisetas incluiu as sacolas retornáveis no catálogo em 2009 e comemora os resultados. De acordo com o diretor César Beda, a participação das ecobags no faturamento em 2010 foi de 15% e a previsão é dobrar a fatia neste ano.

A empresa está no mercado desde 2005, sendo que o forte sempre foi a oferta de camisetas promocionais e uniformes. O gerente de vendas, Floreal Tortosa Filho, explica que a linha das sacolas chegou por último, em virtude da possibilidade e fazer algo reciclável.
Atualmente, a empresa confecciona tanto sacolas de algodão cru como as de pet – tecidos feitos com fios das garrafas recicladas. De acordo com o gerente, os clientes, em sua maioria empresas, têm preferência pela linha pet.
O segmento [de produtos ecológicos] cresceu muito, tornando-se uma verdadeira ‘febre’ no mercado brasileiro"
César Beda, diretor da Disk Camisetas
De maio de 2009 a abril de 2011, a empresa vendeu cerca de 90 mil sacolas, sendo 53 mil de tecido pet e 38 mil de algodão. Assim como nas camisetas, a fabricante personaliza os produtos com estampas e logos. As sacolas custam, em média, R$ 3, mas o preço pode variar de acordo com o tamanho, modelo e desenho. Em alguns casos, o preço pode chegar a R$ 10.
“O segmento [de produtos ecológicos] cresceu muito, tornando-se uma verdadeira ‘febre’ no mercado brasileiro”, afirma Beda. De acordo com ele, o crescimento da empresa no ano passado foi de 113%. Para garantir a idoneidade dos produtos, a fabricante afirma que os produtos passam por identificação e registro.
Fonte:G1.globo.com

Tirinhas

domingo, 22 de maio de 2011

TIRINHAS

A luta contra a sacola plástica


Na hora de fazer as compras, o consumidor acaba recebendo uma sacola plástica junto com o produto. Esse ato é tão comum que fica difícil saber quantas vezes isso acontece no período de um mês. Mas a tendência é que as sacolas plásticas sejam cada vez menos utilizadas.

No Brasil, em 2007, foi implantado o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que deve reduzir o uso de sacolas plásticas em 3,9 bilhões até o final de 2010.

As sacolas plásticas são vilões silenciosos para o meio ambiente. Além de demorar anos para se decompor, elas poluem as cidades e oferecem riscos à vida de animais marinhos, que morrem engasgados quando as confundem com alimento.

Fonte: Site - colegiomundinhonosso

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TIRINHAS



BIODIGESTORES: UMA AJUDA PARA O MEIO AMBIENTE

A falta de tratamento de água e esgoto nas residências brasileiras é, segundo o Ministério da Saúde, a causa de 75% das internações hospitalares no Brasil. Além disso, a técnica da fossa negra, muito utilizada na zona rural, acaba contaminando o lençol freático. Pensando em uma maneira mais sustentável de construir uma fossa, a EMPRAPA desenvolveu a fossa séptica biodigestora. Além de ecológica e não poluente, este tipo de fossa produz adubo orgânico que pode ser usado no cultivo de plantas.

Na fossa séptica biodigestora utiliza-se 3 caixas d´água conectadas e enterradas. A primeira caixa recebe todo mês uma mistura de água com esterco bovino que, misturada as fezes humanas, fermenta produzindo o adubo. Além das vantagens mostradas, a técnica dispensa grandes quantidades de água utilizadas em serviços de manutenção do sistema hidráulico, como a limpa fossa. O que preserva o "ouro líquido", tão escasso nos dias de hoje.

Com tecnologias assim transformamos problemas ambientais em soluções para nosso dia a dia. Não é maravilhoso?

sábado, 14 de maio de 2011

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

O que é sustentabilidade? E o que quer dizer isso? Sustentabilidade nos dicionários estará definida como a capacidade de ser sustentável. Mesmo parecendo uma redundância; esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao meio ambiente em que vive é plenamente compreendido e se assenta como uma luva. Nesse contexto, entendemos que sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse maio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.
Desta forma, pode-se dizer que um empreendimento sustentável, ele devolve ao meio ambiente todo ou parte dos recursos que processou e garante uma boa qualidade de vida as populações que nele atuam ou que vivam nas imediações ou na área afetada pelo projeto. Garantindo assim, uma longa vitalidade e um baixo impacto naquela região durante gerações. Muito além das definições, o ideal de sustentabilidade total, onde toda a influência provocada, por um agrupamento humano ou em empreendimentos; é anulado através dos procedimentos adotados ainda é muito difícil. Mesmo assim, é importante ter em mente que adotar as práticas que transformem nossa presença em determinado lugar o mais sustentável possível é a única saída para determos a degradação ambiental que estamos experimentando nos últimos anos e as graves alterações climáticas que vemos causar grandes desastres em diversas partes do planeta.
É necessário entender o que é sustentabilidade é muito mais conhecer seu significado bonito e orientado para empresas e organizações ligadas ao meio ambiente. É muito importante entender e saber que a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais.
Ao atuarmos de forma irresponsável e queimarmos indiscriminadamente nossos recursos naturais, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a escassez de recursos necessários a nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas. Um exemplo clássico disso é a falta de água potável que muitas comunidades vem enfrentando em alguns países e que, se uma forma mais grave de escassez se manifestar, acabará causando guerras pela posse e conquista das fontes de água potável remanescentes.
Se todos entendessem a importância da adoção de práticas de sustentabilidade desde muito cedo; todas essas alterações climáticas poderiam ser evitadas ou retardadas ao máximo e os recursos naturais estariam disponíveis e fartos por muito mais tempo. O que daria tempo para a humanidade buscar formas mais eficientes para resolver esses problemas em longo prazo.
Ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornará a sustentabilidade uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo.